Novembro Azul 2018: conscientização e participação da população no controle do câncer de próstata

Por Polyana Morais

Imagens: reprodução

 

A resistência que muitos homens têm em ir às consultas médicas com regularidade, pode vir a ser um arrependimento eterno. Exames preventivos têm o objetivo de detectar doenças (ou fatores de risco) de modo a preveni-las ou tratá-las em estágio inicial, que é quando as chances de cura são maiores.

O mês de outubro foi dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Já novembro, é dos homens com câncer de próstata. Inicia-se um novo ciclo, a campanha Novembro Azul, para alertar e conscientizar a população a respeito da doença.

Tornou-se um tabu falar sobre o câncer de próstata.  A crença de que o exame é uma ofensa à masculinidade, ainda faz com que muitos homens deixem de submeter-se aos exames com a regularidade recomendada. Aliado a isso está o medo de receber o diagnóstico da doença.

Motivo de piada para muitos, e de morte para outros, querer “preservar seu jeito másculo”, pode acarretar diversos problemas, que podem começar com uma simples dificuldade de urinar, sintoma pouco levado a sério, e comumente ignorado.

Câncer de próstata

É um tipo de câncer que mais atinge a população masculina, sendo considerado o sexto mais frequente e o segundo mais mortal entre os homens. Conforme apontam pesquisas, a cada 7,6 minutos um caso é diagnosticado, e,  a cada 40 minutos, um óbito é declarado.

Quando a doença é descoberta ainda no estágio inicial, são maiores as chances de cura. O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do caso.
Não existe uma causa específica para o desenvolvimento do câncer de próstata, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco da doença. Portanto, para evitar a doença comece fazendo os exames, quebre o tabu e cuide da sua saúde!

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook