Torne a atividade física um hábito na sua vida

Por Isabelle Ichi e Sabrina Oliveira

Fotografia: Caroline Ferrari

A prática esportiva libera serotonina, que melhora o estado de vigília, e a dopamina que causa a sensação de prazer. Contribui, e muito, para o bom desempenho intelectual, pois desenvolve habilidades cognitivas, controle emocional e competências, como liderança, criatividade e interação social. É benéfica também para a saúde, capacidade física e coordenação.

No entanto, os efeitos positivos ocorrem quando a atividade física se torna um hábito, ou seja, após uma adaptação à rotina ativa.  Portanto, quem for sedentário, não deve estranhar se sentir mais sono, fome ou cansaço ao iniciar uma rotina de exercícios exaustivos.

Campeonato realizado durante o almoço conta com os alunos do Ensino Médio e ETIM. Na foto, Benfica Comigo contra Mancha Etec, com vitória de 5×3 para o Benfica.

Além dos benefícios à saúde, outro aspecto positivo é o fato de ajudar a liberar o stress causado por problemas pessoais, provas, tensão pré-ENEM e vestibular, comuns ao dia a dia. “Nas aulas de Educação Física o aluno vivencia um espaço diferente, que conta com atividades que promovem interação e socialização. Além de ter liberdade para se expressar, não verbalmente, mas através do esporte” esclarece o Professor de Educação Física da ETEC Júlio de Mesquita, Jânio Dantas. Ele também destaca os treinos que vêm sendo conduzidos pela Atlética da escola, objetivando o TECSESP (Torneio Educacional, Esportivo, Cultural e Solidário na ETEC de Esportes Curt Walter Otto Baumgart) e as apresentações de dança, realizadas pelos alunos no final do ano.

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook