6º ano do projeto Café

Por Tatiana Vianna

Imagens: Edlucia Passos Carvalho e reprodução

Com o objetivo de promover maior entendimento sobre a importância do café, ocorreu pelo 6o ano a viagem a Santos, que faz parte do Projeto Café, programa destinado aos alunos dos terceiros anos dos ensinos médio e técnico integrado ao médio, que “promove um mapeamento histórico, geográfico, literário e artístico da cidade de Santos,” como bem explica a Professora Edlucia Passos Carvalho, idealizadora do projeto.

 

“Os alunos adoram o Projeto Café, e a cada ano percebemos o quanto eles crescem com essa vivência que a viagem a Santos proporciona” comenta a Professora Edlucia Passos Carvalho.

O projeto engloba as áreas de Geografia, História e Língua Portuguesa” como lembra a Professora Eliane Aparecida Grande.

Professora Eliane e parte dos alunos que participaram da visita

Antes da viagem a Santos…

No início do 3o ano, os alunos aprendem sobre o Brasil Imperial e República, para em março fazerem uma visita a Paranapiacaba com o objetivo de compreender as fases pelas quais passa o café, ou seja, o processo do café.

Em seguida passam a estudar o desenvolvimento de São Paulo, e a importância- para a economia paulista- das ferrovias que foram criadas para escoar o café das fazendas até o Porto de Santos.

Em Santos…

A ida à cidade de Santos é o momento em que os alunos podem vivenciar o que estudaram na sala de aula.

O início se dá na parte histórica da cidade, por meio de visitação à Estação e Igreja Santo Antonio do Valongo. No Centro Histórico, a Casa da Fronteira Azulejada e o Museu do Café são paradas obrigatórias.

O encerramento se dá no Porto de Santos, que é acessado por escuna. Uma palestra que explica o que acontece economicamente no Porto é feita nesse local.

Palavra de quem foi

“Antes eu não tinha a dimensão da importância da cidade de Santos… Agora, após a visita, quando penso na cidade, relembro a importância do Porto, do Museu do Café, etc” (Andy Oliveira, aluna do 3o ano G do ensino médio).

 

 “A cidade é linda, mas o homem a tem destruído. Infelizmente notei uma degradação na cidade. Durante o passeio de escuna tivemos a real noção desse problema. Pudemos notar a presença de esgoto, lixo químico, etc, que comprometem a vida marinha” (Amy Tiemi, aluna do 3o ano G do ensino médio).

 

 “Sempre ouvi sobre a história de Santos, inclusive em aulas, mas ver tudo tão de perto foi como se nos transportássemos à época dos fatos” (Morris William, aluno do 3o ano A, do curso técnico em química integrado ao ensino médio).

 

 “A arquitetura da cidade nos faz sentir na época do crescimento de São Paulo. O museu do café nos dá a real dimensão da importância que o café teve para o país. Foi ele que motivou a construção e planejamento da cidade”( David Alvez da Silva, aluno do 3o ano A do curso técnico de química integrado ao ensino médio).

 

Conheça

Associação Brasileira de Preservação Rodoviária –  www.abpfsp.com.br

Museu do Café – www.museudocafe.org.br

Porto de santos – www.portodesantos.com.br

 

Confira mais fotos

 

 

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook