Curso Técnico em Administração tem semana com programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Administrador

Por Tatiana Vianna

Imagens: Maria Aparecida, Tatiana Vianna e Carlos Martini

 

Os alunos do curso técnico em Administração da ETEC Júlio de Mesquita – Extensão Valdomiro Silveira comemoraram o Dia Nacional do Administrador, cuja data oficial é 9 de setembro, por meio de semana com palestras e outros eventos.  Nesse ano a profissão completou 52 anos de regulamentação.

 “É sempre importante para os alunos compreender e mostrar a importância da profissão. Trazer profissionais de fora, que estão no mercado de trabalho, aumenta ainda mais essa compreensão” destaca a Professora Maria Aparecida Machado da Costa, coordenadora da semana.

No dia 4 de setembro, segunda-feira, houve a abertura dos eventos da Semana do Administrador, com a palestra “As atuais tendências do Mercado de Trabalho”, ministrada pelo Professor Douglas Murilo Siqueira, administrador de empresas e docente da Universidade Metodista de São Paulo, localizada em São Bernardo do Campo.

Além de apresentar as tendências do mercado de trabalho, Siqueira destacou “a importância do profissional da área em todos os campos da vida, inclusive pessoal e familiar”, e salientou a relevância desse profissional para as organizações: “Não é mais viável formarmos pessoas nesta importante profissão que ainda considerem que seu papel como profissional dentro da empresa restrinja-se a dar lucro. A missão do administrador é impactar positivamente em todos os stakeholders(*), para que o lucro venha naturalmente”.

“O trabalho em equipe” foi o tema abordado em outra palestra e dinâmica de grupo conduzidas pelo Professor Carlos Martini. “Pudemos refletir sobre o individualismo, sobre a importância do trabalho em equipe que ativa a criatividade; do saber ouvir o outro e tomar decisões coletivamente” explica Martini.

O conceito de marketing verde foi trabalhado em atividade proposta pelo Professor André Bussula que explica o processo: “realizamos cápsulas do tempo com informações sobre os temas e problemas mais comentados atualmente, com nossos anseios para o futuro e mensagens para as pessoas que as vierem ler. Até o final do semestre serão plantadas 3 mudas de ypê amarelo, juntamente com a cápsula , para relacionarmos com os conceitos de marketing verde.  Entregaremos à direção da escola um manuscrito informando a existência da cápsula para que em 10, 20 ou 30 anos, os professores da escola possam desenterrá-la e trabalhar em aula os temas ali registrados “

Uma confraternização entre os alunos e docentes, encerrou a semana com chave de ouro.

Confira a opinião de quem foi:

“Assistimos a um vídeo sobre liderança, cooperação e colaboração durante a palestra do Professor Martini que, também trabalhou a nossa autoestima. Passamos a ter ainda mais certeza de que a união da equipe é fundamental para conquistar resultados positivos”

Luciano Dorta, aluno

“Participar da atividade da cápsula do tempo foi sensacional. Foi um exercício em equipe que nos fez refletir juntos. A associação com os conceitos de marketing verde, e o fato de deixarmos um legado, encantou a todos, pois tivemos a certeza que depende de cada um de nós iniciar algo que possa incentivar a participação dos demais”

Sara Velozo, aluna

 

(*)Entende-se por stakeholders todos aqueles que têm interesse em uma determinada organização.

 

 

 

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook