Nutrição e Dietética

Curso técnico modular composto por três módulos.
Cada módulo corresponde a um semestre letivo.
Perfil profissional de conclusão
Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de posicionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.
Mercado de trabalho
Restaurantes, hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, asilos, Unidades Básicas de Saúde, indústria de alimentos.

SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio – Técnico em Nutrição e Dietética
Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança
MÓDULO I – Qualificação Técnica de Nível Médio de AGENTE COMUNITÁRIO PARA SAÚDE ALIMENTAR
1. Definir protocolos de atendimento aos consumidores dentro de princípios éticos e de relacionamento humano e cidadania.
2. Analisar e produzir rótulos de produtos alimentícios, valor nutricional, linguagem, características, com relação às exigências regulatórias.
3. Interpretar as normas nutricionais relativas a situações específicas e que privilegiem os direitos do consumidor.
4. Definir os alimentos que devem compor cardápios para uma alimentação equilibrada, tendo em vista as relações entre alimentação e saúde.
5. Diagnosticar distúrbios alimentares.
6. Orientar condutas para uma alimentação saudável.
7. Relacionar as características sensoriais dos alimentos com a qualidade para o consumo.
8. Controlar procedimentos de higiene pessoal e para manipulação dos alimentos.
9. Definir as necessidades nutricionais básicas do ser humano em todas as fases do ciclo vital e em diferentes estados fisiológicos.
10. Orientar sobre os benefícios e sobre o direito do aleitamento materno exclusivo.
11. Planejar cardápios conforme as disponibilidades locais de alimentos e hábitos.
12. Analisar e desenvolver textos técnicos e comerciais da área de Nutrição e Dietética, por meio de indicadores linguísticos e de indicadores extralinguísticos.
13. Analisar indicadores econômicos, sociais e de saúde para identificar necessidades de educação alimentar.
14. Formular questionários e analisar estatisticamente dados levantados.
15. Participar de programas de educação em Nutrição e Dietética.
MÓDULO II – Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
1. Selecionar as Normas de Vigilância Sanitária e/ou nutricional relativas a serviços de alimentação.
2. Indicar as medidas de saneamento em UAN (abastecimento de água, lixo, insetos e roedores).
3. Definir e controlar procedimentos para limpeza, desinfecção e esterilização de ambiente, equipamentos e utensílios.
4. Planejar a elaboração do Manual de Boas Práticas, dentro das normas estabelecidas.
5. Implantar e controlar o Sistema de Boas Práticas e o Sistema de Qualidade Total.
6. Definir características da estrutura física das áreas e setores em Serviços de Alimentação, obedecendo à legislação vigente.
7. Identificar o processo produtivo em cada tipo de serviço de alimentação: industrial, hospitalar, restaurante comercial, hotel, lactário, merenda escolar, catering e cesta básica.
8. Determinar normas de elaboração de cardápios, segundo o Programa de Alimentação do Trabalhador.
9. Determinar atividades desenvolvidas em lactários e em bancos de leite humano.
10. Supervisionar a merenda escolar: produção e controle da aceitação pelas crianças.
11. Planejar a necessidade de compra de gêneros alimentícios, utensílios e outros, conforme o serviço a ser oferecido.
12. Selecionar aplicativos de informática para gerenciamento de suprimentos.
13. Estabelecer a técnica dietética, a formulação e os procedimentos higiênicos para a execução de preparações culinárias.
14. Produzir fichas técnicas de preparações culinárias.
15. Elaborar cardápios para coletividades sadias.
16. Identificar os métodos de prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs).MÓDULO III – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
1. Analisar os códigos de ética profissional, as regras e os regulamentos organizacionais pertinentes à função de técnico em nutrição e dietética.
2. Analisar a importância de fatores culturais e emocionais que interferem no consumo alimentar.
3. Considerar preferências alimentares, respeitando fatores culturais e religiosos que possam interferir no consumo alimentar.
4. Acompanhar e avaliar procedimentos culinários à luz da técnica dietética, da dietoterapia e das normas sanitárias vigentes, a serem realizados em cozinha dietética.
5. Determinar as características da dieta em diferentes estados patológicos.
6. Identificar os procedimentos para utilização dos indicadores antropométricos.
7. Identificar os programas governamentais aplicados à alimentação e à nutrição.
8. Avaliar e prevenir situações de riscos nas atividades dos diversos serviços de alimentação e nutrição, com vistas à saúde e segurança.
9. Planejar a manutenção preventiva de equipamentos e de instalações com vistas à segurança no trabalho.
10. Interpretar a legislação e normas de segurança e os elementos básicos de prevenção de acidentes e proteção à saúde no trabalho pertinentes aos serviços de alimentação e de nutrição.
11. Identificar os aspectos alimentares em relação à história, à religião, à cultura, a crenças, a tabus e a variações regionais.
12. Interpretar ficha técnica de preparações culinárias segundo as cozinhas reg ionais ou internacionais.
13. Interpretar as normas de boas maneiras e de etiqueta à mesa.
14. Relacionar os conceitos de gastronomia e sua utilização em diferentes tipos de serviço.
15. Planejar eventos considerando: clientela, objetivos, custo e tema.