Alunos da ETEC Júlio de Mesquita são destaque na OBMEP 2018

Por Tatiana Vianna

Imagens: reprodução

 

A importância da Matemática tem sido destacada desde os primórdios da era cristã, como se pode observar em frase de Santo Agostinho (“Sem a Matemática não nos seria possível compreender muitas passagens das Santas Escrituras” ) e também mais adiante em Descartes (“A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos, como também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens”), além daquelas de outros pensadores. Na atualidade, cerca de quarenta países(*) têm procurado motivar o estudo da matemática junto aos seus estudantes por meio da realização de olimpíadas.

No Brasil, a primeira Olimpíada Brasileira de Matemática foi realizada em 1979, pela Sociedade Brasileira de Matemática. Entretanto, desde 2005 tem sido realizada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que tem dentre seus objetivos (*)  “Estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.”

 

A OBMEP tem como participantes alunos regularmente matriculados em escolas públicas e privadas, no Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) e Médio de todo o país, além de seus professores. Os alunos do Fundamental são separados em dois níveis: I – cursando 6o e 7o ano, e II – cursando 8o e 9o ano. Em 2017, segundo dado disponibilizado no site da Olimpíada, inscreveram-se mais de dezoito milhões de alunos.

A OBMEP consta de duas etapas, sendo a primeira constituída por prova objetiva (múltipla escolha) realizada pelos inscritos, e a segunda por prova discursiva destinada aos aprovados na primeira fase. São oferecidas medalhas de ouro, prata e bronze, e também menções honrosas àqueles melhor classificados.

Em 2018 dez alunos da Etec Júlio de Mesquita ganharam menções honrosas:

Alexandre Aguiar de Oliveira 1oH

Beatriz Ayumi Shimabukuro 1oB

Beatriz Favero Bedin 2oH

Fernando Fernandez 3oC

Kaique Costa Vicentin 2oH

Kevin Ryan de Freitas Altea 1oB

Letícia Marques Caviola 2oA

Matheus Torioni Rodrigues 2oH

Murilo Moreno Vidotto 2oH

Vinicius Tavares Yunes 3oC

 

(**)http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm

(*)https://www.obm.org.br/como-se-preparar/links/

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook