Assista aos documentários em curta-metragem produzidos pelos alunos da Etec JM sobre o Café e o desenvolvimento de São Paulo

Por: Tatiana Vianna

Imagem: reprodução

Filmes cedidos pela professora Edlúcia com a autorização prévia dos alunos autores.

Os alunos dos terceiros anos B, D e F da Etec JM (ensino técnico integrado ao médio em edificações e nutrição, e ensino médio, respectivamente) elaboraram documentários, como atividade proposta pela Professora Edlúcia Carvalho, docente da disciplina  História “o trabalho tem como tema o desenvolvimento de São Paulo na relação com o café, produto tão importante desde o Brasil Império. Os alunos elaboraram um documentário a partir dos temas sugeridos. O objetivo é entender desde a entrada do café no Brasil até seu desenvolvimento, incluindo o impacto econômico gerado” explica a Professora Edlúcia que, também, é uma das docentes responsáveis pelo Projeto Café (leia mais aqui).

Além da realização dos documentários, e das aulas e aprofundamentos necessários para a produção dos documentários, o processo de aprendizagem sobre o tema foi complementado  pela visita a Paranapiacaba, e será finalizado com a ida a Santos, no segundo semestre.

Confira a lista dos temas:

  • Sua majestade, o Café
  • Mauá Imperador e o rei
  • O café e a história de São Paulo
  • Geada negra
  • Paranapiacaba e o café

 

Assista a alguns dos documentários. Em breve serão disponibilizados os demais.

 

 

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook