Exposição conta a história de Santo André e do prédio sede do Museu de Santo André Doutor Octaviano Armando Gaiarsa

Por Higor Augusto

Imagens: reprodução

O Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa realiza exposição de longa duração – começou em 2014 e tem  término previsto para 2021 – sobre os 100 anos de história do prédio onde está instalado, que é  patrimônio histórico do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André – COMDEPHAAPASA.

O Museu

O prédio do museu foi projetado e construído por volta da década de 20, pelo arquiteto José Van Humbeeck, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, inicialmente para ser uma escola (antigo primeiro grupo escolar). Somente em 1982 virou museu.

Antiga fachada do prédio, quando ainda era Grupo Escolar

Em 1992, foi tombado pelo COMDEPHAAPASA e, posteriormente, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico  (CONDEPHAAT), em 2002.

O museu tem em seu acervo mais de 70 mil peças relacionados à história da cidade e, tem como principal objetivo “valorizar as pessoas, o lugar onde vivem e seu legado cultural”, como relata o site oficial da prefeitura.

 

Vale a pena ir?

Sim! Visitar o museu significa conhecer a história de Santo André  e de seus “ancestrais”, que ajudaram a construir o “hoje”. É uma “viagem no tempo”!

Atual fachada do Museu

SERVIÇO

Local: Rua Senador Fláquer, 470 – Centro – Santo André, SP

Dias: Segunda a Sexta-Feira, das 8h30 às 16h30

Período: até 31 de dezembro de 2020

Entrada: gratuita

Indicação: livre

Estacionamento próprio e gratuito: rua Dona Gertrudes de Lima, 499 – Centro

Informações adicionais:  CulturaZ e Prefeitura de Santo André 

 

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook