Falar é a melhor solução: campanha setembro amarelo alerta população sobre cuidados com o próximo, que devem existir durante todos os meses

Por Polyana Morais

Imagens: reprodução

Neste mês acontece a campanha setembro amarelo, que conscientiza a população sobre a importância de prevenir o suicídio. Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), desde 2015, o mês é de prevenção e conscientização.


Assuntos como tristeza, depressão, etc. precisam ser discutidos para que medidas preventivas possam ser aplicadas. A campanha também demonstra a preciosidade da empatia e da sensibilidade que devem voltar a existir nas relações, já que não é necessário ser especialista para mudar uma vida. Uma palavra de conforto pode fazer toda a diferença na vida de quem está sofrendo. Ouvir o próximo, ter consciência de que tentativa de suicídio não é “frescura”  e não deve se tornar um motivo de piada, são pontos fundamentais da campanha, e isso não deve se restringir somente ao mês de setembro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, só no Brasil a taxa de suicídio na população entre 15 e 29 anos de idade chegou a 5,6 por 100 mil habitantes em 2014. Caso não haja prevenção, o índice poderá aumentar.

 

Se você ou alguém que conheça estiver precisando, procure ajuda. O CVV oferece apoio emocional diariamente, 24 horas, todos os dias, por chat, e-mail e telefone. Acesse o link e entre em contato com o CVV, ou ligue para 188.

 

Siga e curta nossa página:
Facebook
Facebook